quinta-feira, janeiro 21, 2010

O HAITI

Afinal eu é que devo ser muito à frente...Ontem quando vi nas noticias que a Holanda começou a trazer crianças do Haiti, lembrei-me logo. Não concordo com a adopção em massa dessas crianças, até porque está previsto que em condições de catástofre não é permitida a adopção. Sou a favor é de se acolherem refugiados. Até porque não faz sentido retirar crianças a um país que vai ter de nascer de novo. Há dias vi no programa da Oprah duas irmãs refugiadas do Ruanda que foram acolhidas nos EUA. E isso sim, eu concordo, poderem ter uma oportunidade. Ao fim de 12 anos encontraram os pais que ficaram no Ruanda e de quem se tinham perdido durante os ataques.
É que estas situações são dificeis de gerir, temos de pensar que tal como há quem queira ajudar, também há quem queira tirar partido destas crianças que ficaram sem nada. Por algum motivo os processos de adopção levam anos até serem entregues as crianças. Infelizmente flagelos como pedofilia e exploração de criança existem.
Mas aposto que haveria por aí muitas familias capazes de acolher estas pessoas por uns meses, e transformar as suas vidas com uma experiencia de vida totalmente diferente do seu quotidiano.
E daqui a uns anos íamos passar umas férias a um resort do Haiti que há-de ser construido por alguma cadeia de hoteis da Europa :) Numa espécie de troca de favores!

1 comentário:

Grey´s disse...

Tu queres é umas ferias de borla no Haiti, confessa :)))
Falando agora muito a sério, pelo que me apercebi nas noticias, a Unicef anda alerta com essas adopçoes em massa, mas vai haver sempre casos que lhes escapam. Pensar que existem pessoas que se aproveitam de uma tragédia dessas para traficarem crianças, é demasiado repugnante, mas tao real, que mundo este em que vivemos! Nao tenho palavras para descrever a minha indignação.